Tuesday, November 15, 2005

De ônibus

Eu já viajei de Foz do Iguaçu ao Caribe, de ônibus. A rota foi Foz do Iguaçu -Campo Grande, Corumbá, Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba, La Paz, Copacabana, Yunguyo, Puno, Arequipa, Lima, Tumbes, Machala, Guayaquil, Quito, Tulcan - Ipiales, Pasto, Cali, Bogotá, La Libertad, Santa Marta, Caribe. Mas e hoje como fica? Coloco aqui um texto que escrevi para as Notas do Turismo:


As Notas do Turismo têm como propósito falar de tudo um pouco. Política do turismo, preservação, cultura do turismo, pessoas, destinos, meios de transporte, tudo o que seja humano. Hoje, o assunto é o ônibus de linha especialmente aqueles que cobrem grandes distâncias.

Quanto custaria fazer uma volta à América do Sul , de ônibus? Digamos que saiamos de Foz do Iguaçu com destino a Caracas. Ou então de Foz com destino ao México. Entre Foz e Buenos Aires vocês terão duas possibilidades. Primeiro ir de Pluma direto até Buenos Aires ou ir de Crucero del Norte. Com as duas você embarca em Foz e só desce em Retiro – a Estação Rodoviária de Buenos Aires. Dica. Se você for de Crucero del Norte você economiza a janta, ou almoço. A Pluma pára para almoço. A Crucero del Norte é mais cara que a Pluma mas o serviço é melhor. Há várias empresas que vão para Buenos Aires saindo de Puerto Iguazu. Elas tendem a ser pinga-pinga pelo menos até Posadas.

Vamos para Lima, Peru. É uma viagem de arrepiar. De retiro partem ônibus para um mundo de cidades. Minha linha preferida é a Buenos Aires – Lima pelo Expreso Ormeño. Você sai segunda-feira às 18h e chega na quinta. Se você quiser pode pegar o Ormeño direto de Lima para Bogotá (Colômbia) ou Caracas. Há ônibus de Caracas à Manaus ou Manaus à Caracas. A viagem dura 36 horas, custa R$ 200,00 e percorre 2.350 quilômetros. Imagine que empresa faz a rota? Resposta a nossa Eucatur. Uma empresa do Oeste do Paraná cobrindo a América do Sul: de Ijuí a Caracas, Venezuela. Não dá para vir de ônibus entre Manaus e Porto Velho. A saída é o Avião ou o barco. Nunca fiz a viagem mas parece que de Porto Velho a Manaus de leva sete dias. E na direção oposta? Se alguém souber...informe.

Se você decidir ir ao México, olhe o que você faz. Em Bogotá pegue um avião para o Panamá. Ir por terra é bonito. Mas é preciso ter dinheiro. Não há estrada entre Colômbia e Panamá. Por isso a saída é voar de Bogotá ou Medellín para a cidade do Panamá. Por terra se pode ir de Medellín para Turbo, no Golfo de Urabá e daí para as praias do Caribe em uma região que tem um embalo turístico chamado Capurganá, departamento de Chocó, Colômbia. É uma paraíso, mas pode haver guerrilha por perto. Daí si são alguns quilômetros por terra para o Panamá. As palavras que cruzam seus ouvidos são, entre outras, Ilhas Perlas, Necocli, Selva do Darién. Mas, há sérios problemas para tentar entrar no Panamá por aí. O Panamá exige que você tenha passagem aérea de regresso para o Brasil e US$ 500 no bolso. Este é o motivo da viagem de muita gente terminar aí. Mas caso você chegue na cidade do Panamá, daí pra frente tudo é fácil graças a empresa Ticabus. Na América Central há muitas empresas com nomes curtos como TICA (Transportes Internacionales de Centroamémerica) de onde vem o Ticabus, TACA (Transportes Aéreos de Centroamérica e COPA (Compañía Panameña de Aviación. Logo volto com mais!


0 Comments:

Post a Comment

<< Home